
Projeto - Plane in rescue
O nosso projeto tem como objetivo a criação de um avião feito em alumínio e com peças em impressora 3D, inspirado no modelo “Lockheed C-130 Hercules” com o intuito de ser uma ferramenta útil para a proteção civil, tendo utilidades como o visionamento do terreno (marítimo e terrestre) e deteção precoce de incêndios a partir dos sensores postos no mesmo.
Este avião é constituído em duas partes sendo elas:
-
A monitorização/recolha de dados (com sensores de temperatura, pressão atmosférica e humidade);
-
Comunicação que será feita com um comando através de rede wireless.
Execução do projeto
No início deste projeto começámos por fazer umas aulas de pesquisa para saber qual o modelo em que nós iriamos inspirar para a construção do avião e quais os materiais eletrónicos que precisaríamos, então decidimos fazer fazer a lista de materiais que era uma parte bastante importante para o nosso projeto.
Numa segunda fase experimentamos fazer o nosso avião em impressora 3D , imprimindo um modelo “Lockheed C-130 Hércules”, no entanto este não ficou bem pois os flaps ficaram demasiado frágeis e finos para uma estrutura que convém ser mais resistente em caso de queda.
Após este teste que não foi bem sucedido optámos então por fazer em alumínio com uma espessura 0,5 mm para testes onde na oficina fizemos o corpo do avião mas vimos também que esta era muito fina;
Foi então que finalmente optámos por uma espessura de 1 mm e vimos que era a espessura pretendida;
Acabámos o corpo do avião utilizando essa chapa de alumínio e estamos neste momento a construir as asas do mesmo;
Quanto a parte da frente avião e ao estabilizador traseiro e vertical, pretendemos que estes sejam feitos a impressora 3D para que fique mais bonito esteticamente.
No que diz respeito a monitorização/recolha de dados, usaremos o BME 280 com o objetivo de recolher dados acerca da pressão atmosférica, humidade e temperatura. Este sensor
foi escolhido devido à sua viabilidade e os seus baixos consumos de bateria. Decidimos também adicionar um giroscópio e acelerômetro para ver a estabilização do avião e saber a posição do mesmo à distância.
Quanto à programação do avião, este terá um ESC (electronic speed control ) que tem mais de metade da programação feita ,sendo que a única programação que terá de ser feita é a de comunicação do comando com o avião. Para essa programação de comunicação ser usada no avião, usaremos uma placa arduino mini.
De momento, estamos a desenvolver a estrutura do avião, mais especificamente as asas sendo que o corpo do mesmo já está concluído.